terça-feira, 28 de setembro de 2010

28 - Setembro - 2010 SEMANA Nº 5

Discutimos e começamos a estudar a lógica do sistema eletrônico com o professor Francisco.
Exatamente como o sistema irá funcionar ainda não está claro, não houve tempo suficiente para   terminarmos o projeto na sexta-feira que se passou. O sensor de chuva será feito não mais como um sensor de pressão, e sim um de corrente, onde o nível de água o ativaria.
O sensor deve ficar parecido com o desenho que segue.
(vista em corte)

1-Contato superior.
2-Borracha isolante.
3-Contato inferior.
4-Cabo duplo.
5-Furo para escoamento de água.
6-Condutor interno.
7-Condutor externo. 

(vista em corte)
No momento em que a água tocasse os dois contatos internos haveria uma corrente que levaria a informação ao sistema se está chovendo ou não.
Apesar da idéia simples, a forma como os sensores deverão ser conjugados dentro do sistema eletrônico nos pareceu um pouco complicada. Para que possamos tirar nossas dúvidas em relação a isso, iremos nos encontar com o professor Francisco novamente dia 1/10.Uma vez que as dúvidas em relação a isto sejam tiradas, poderemos fazer o noso orçamento e finalmente passarmos a parte prática do projeto.
Ainda que tenhamos nos atrasado um pouco na semana anterior continuamos com uma folga no prazo, uma vez que o projeto apresentou poucas dificuldades técnicas.

Um comentário:

  1. Interessante, estão pensando em construir um sensor de chuva? Ou é apenas um modelo ilustrativo de um sensor que será comprado?

    Sabia como funciona o sensor de chuva usado em pára-brisas de carros, o qual usa refração total. Explicação mais detalhada em:

    http://como-funcionam.blogspot.com/2009/02/como-funciona-o-sensor-de-chuva-do.html

    Porém, não conhecia esse aqui apresentado, depois gostaria de saber mais sobre seu funcionamento.

    Boa sorte no projeto.

    ResponderExcluir